O corpo da palavra na teia poética

sobre três mulheres poetas, margens e filosofia

Authors

  • Renata Pimentel UFRPE

Keywords:

Poetas mulheres, Gênero, Subalternidade, Poder, Estudos culturais

Abstract

Este artigo enfoca a poesia de três mulheres que viveram à margem, fora dos circuitos prestigiados socioeconomicamente, ou até radicalmente, em um lixão e em uma instituição psiquiátrica (Orides Fontela, Estamira e Stela do Patrocínio, nesta ordem), mas produziram textos lúcidos, densos e consistentes, tanto como linguagem poética esteticamente bem urdida, quanto em seu teor de questionamento existencial e filosófico ao ser humano. Tomam-se exemplos nessas poéticas para revelar a escrita de uma outra história que questiona o poder e as narrativas oficiais, os quais sistematicamente excluem sujeitos de gênero e posição social periféricos e suas falas, condenando-os à margem, como ilegítimos, ou os estigmatizando sob rótulos ‘diagnósticos’ de escrita patológica de esquizofrênicos. Como apoios teóricos, estão presentes as reflexões de outro poeta-crítico, como Octavio Paz, e da ficcionista e feminista Chimamanda Adichie, além de pensadores teóricos, como Michel Foucault e Gayatri Spivak, entre outros. Busca-se legitimar essas vozes como produtoras de fissuras estéticas e testemunhos criadores de uma outra história, em versões que apontam processos de esmagamento, vigilância e deslegitimação dos discursos de sujeitos de gênero e posição socioeconômica dissidentes ao status quo patriarcal, branco, rico, burguês. E, ainda, busca-se revelar a legítima qualidade dessas poéticas e a importância de serem lidas, estudadas e ouvidas.

Author Biography

Renata Pimentel, UFRPE

Professora associada na Universidade Federal Rural de Pernambuco | UFRPE   

Published

2019-12-01

How to Cite

PIMENTEL, R. . O corpo da palavra na teia poética: sobre três mulheres poetas, margens e filosofia. Revista Lumen, Recife, v. 28, n. 2, p. 11–20, 2019. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/564. Acesso em: 19 sep. 2024.