Saúde e Saber no IMIP
softwares livres em leito hospitalar pediátrico
Keywords:
Crianças/Adolescentes, Hospitalização, Softwares em leito hospitalar, Brincar, Saúde mentalAbstract
Esse estudo multidisciplinar e multi-institucional traz um relato exploratório de um trabalho colaborativo de Extensão Universitária entre a Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP, chamado projeto “Saúde e Saber no IMIP: softwares livres em leito hospitalar”, funcionando há 17 anos neste hospital e operacionalizado pela FAFIRE. A parceria entre as duas instituições possibilitou, a partir do ano de 2004, a elaboração do referido projeto extensionista, que traz, em seu cerne, um conceito inovador, ao utilizar ferramentas informatizadas de jogos em softwares para crianças e adolescentes impossibilitadas/os de saírem do seu leito, impedidas/os de se deslocarem até a brinquedoteca. Assim, essa proposta se constitui na iniciativa de levar a brinquedoteca até este grupo, de forma virtual, para que possam brincar/socializar a partir de atividades lúdicas que favoreçam os aspectos físicos e emocionais vivenciados no período de hospitalização, que geram sofrimento, dor, medo e angústia, minimizando o estresse que estão vulneráveis, brincando através de computadores/tablets. Considerando que a ligação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão tornam as relações com a comunidade imprescindíveis na formação integral das/os estudantes, destaca-se que esse projeto se desenvolve com a participação de alunas/ os extensionistas dos cursos de graduação e de pós-graduação da FAFIRE, atuando como monitoras/es desta atividade, a partir do atendimento individual em leitos pediátricos. Os resultados apresentados indicam o êxito do projeto pelo número de crianças e de adolescentes participantes, pelo prazer em brincar e por mudanças de comportamentos. Além desses resultados, atestamos o caráter inovador do referido contexto, no que diz respeito aos processos cognitivos que emergem dessas atividades para os estudantes extensionistas. Atestamos que procedimentos menos complexos, como o brincar no hospital, auxiliam na promoção, prevenção e na recuperação da saúde, facilitam introjetar estas experiências na vida destas crianças e/ou adolescentes, e ressignificam o modo do cuidado em hospitais. Pelo caráter e magnitude da clientela atendida, esse projeto passa a ter um importante significado na ocasião dos 80 anos da FAFIRE, no caminho da humanização à assistência de saúde deste público, ao ter sido pioneira em iniciar no estado de Pernambuco a experiência do uso de ferramentas tecnológicas lúdico-virtuais no campo da saúde pública infantil.