Social responsibility policy as competitive advantage in organizations
Keywords:
Responsabilidade social, Profissional de recursos humanos, Agente de mudanças, Diferencial competitivoAbstract
Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo promover reflexões, com base na temática dos Recursos Humanos (RH), acerca da importância, para as organizações, da existência de uma política de Responsabilidade Social (PRS). Mais especificamente, buscamos conceituar Responsabilidade Social, tendo como escopo a área organizacional; e indicar a importância da área de RH da empresa em direcionar estas ações como ferramenta estratégica, servindo como diferencial competitivo. A Responsabilidade Social corporativa pode ser considerada como a obrigação da administração de fazer escolhas e realizar ações que contribuirão para o bem-estar e os interesses da sociedade, assim como da organização. Este artigo apresenta, ainda, o RH como setor-chave da organização, no que tange à sua Política de Responsabilidade Social, devendo participar de forma efetiva, desde sua criação até sua implantação. Abordamos, também, o papel de agente de mudanças que deve ser desempenhado pelo RH. Como falamos de corporações, que são entes envolvidos constantemente na busca por lucros, apresentamos aqui a Política de Responsabilidade Social como um diferencial competitivo a ser apresentado ao mercado. Percebemos, com este trabalho, que o RH deve estar atento às variações que cercam a organização, como também, à dinâmica que a cerca, a fim de garantir que esta se mantenha à frente da concorrência, sem deixar de atender às necessidades de todos os seus stakeholders.