O VETORAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
aprendizagem de conceitos de mecânica no Ensino Médio
Palabras clave:
Jogo didático, Ensino-aprendizagem de conceitos, Vetor, Grandezas vetoriais, Teoria dos construtos pessoaisResumen
O principal objetivo deste artigo é divulgar os resultados da pesquisa sobre as contribuições de um jogo didático para o ensino-aprendizagem dos conceitos de vetor e grandezas vetoriais (posição, deslocamento, e velocidade média). O jogo em questão é o Vetorama, que é jogado sobre uma folha de papel quadriculado, no qual são desenhadas linhas sinuosas representando uma pista de corrida, e os carros são representados por vetores, possuindo inicialmente mesma intensidade. À proporção que as jogadas se desenrolam, obedecendo a regras específicas, será vencedor o jogador que chegar ao final com menor número de jogadas. A teoria dos Construtos Pessoais foi escolhida para dar suporte teórico-metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Esta foi realizada com 25 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino em Camaragibe-PE. A metodologia foi estruturada considerando as cinco etapas do ciclo da experiência. Os resultados indicaram que o Vetorama, enquanto recurso didático, favoreceu a aprendizagem dos conceitos em questão, além de despertar maior interesse dos alunos, permitir uma maior socialização nas relações e possibilitar a identificação das dificuldades durante a realização do jogo. A principal dificuldade encontrada pelos alunos consistiu na transposição de jogadas do tabuleiro para a resolução dos exercícios usando a notação algorítmica.