O VETORAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

aprendizagem de conceitos de mecânica no Ensino Médio

Autores/as

  • Eliane Alves Pereira
  • Helaine Sivini Ferreira
  • Heloisa F.B.N. Bastos

Palabras clave:

Jogo didático, Ensino-aprendizagem de conceitos, Vetor, Grandezas vetoriais, Teoria dos construtos pessoais

Resumen

O principal objetivo deste artigo é divulgar os resultados da pesquisa sobre as contribuições de um jogo didático para o ensino-aprendizagem dos conceitos de vetor e grandezas vetoriais (posição, deslocamento, e velocidade média). O jogo em questão é o Vetorama, que é jogado sobre uma folha de papel quadriculado, no qual são desenhadas linhas sinuosas representando uma pista de corrida, e os carros são representados por vetores, possuindo inicialmente mesma intensidade. À proporção que as jogadas se desenrolam, obedecendo a regras específicas, será vencedor o jogador que chegar ao final com menor número de jogadas. A teoria dos Construtos Pessoais foi escolhida para dar suporte teórico-metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Esta foi realizada com 25 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino em Camaragibe-PE. A metodologia foi estruturada considerando as cinco etapas do ciclo da experiência. Os resultados indicaram que o Vetorama, enquanto recurso didático, favoreceu a aprendizagem dos conceitos em questão, além de despertar maior interesse dos alunos, permitir uma maior socialização nas relações e possibilitar a identificação das dificuldades durante a realização do jogo. A principal dificuldade encontrada pelos alunos consistiu na transposição de jogadas do tabuleiro para a resolução dos exercícios usando a notação algorítmica.

Biografía del autor/a

Eliane Alves Pereira

Mestra em Ensino das Ciências, UFRPE, 2011.

Helaine Sivini Ferreira

Doutora em Engenharia de Materiais, Universidade de São Carlos, S.P., 2002.

Heloisa F.B.N. Bastos

PHD em Educação, University of Surrey, Inglaterra, 1992.

Publicado

2023-05-25

Cómo citar

PEREIRA, E. A. .; FERREIRA, H. S. .; BASTOS, H. F. O VETORAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO: aprendizagem de conceitos de mecânica no Ensino Médio. Revista Lumen, Recife, v. 20, n. 2, p. 35–43, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/379. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos