Comissão Própria de Avaliação

ressignificação da função no contexto da prática social

Autores/as

  • Kátia Silva Cunha

Palabras clave:

CPA, Teoria do Discurso, Avaliação institucional, Políticas institucionais

Resumen

Neste artigo analisamos a composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em uma universidade estadual, os critérios para a escolha de seus membros, estratégias para a realização da avaliação institucional e uso dos resultados da avaliação na tomada de decisões quanto às políticas institucionais. A metodologia utilizada na pesquisa se configura como um estudo de caso. Para a análise dos dados, recorremos ao instrumental teórico metodológico da Teoria do Discurso (TD), que nos subsidiou quanto às análises dos documentos institucionais e relatórios produzidos pela CPA, buscando responder se haveria uma relação entre os processos de avaliação institucional e a promoção de políticas institucionais.

Biografía del autor/a

Kátia Silva Cunha

Professora Adjunta da UFPE/CAA/NFD, Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UFPE. Pesquisadora vinculada ao grupo: Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade UFPE/CE. Linha de Pesquisa: Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.

Publicado

2013-06-01

Cómo citar

CUNHA, K. S. . Comissão Própria de Avaliação: ressignificação da função no contexto da prática social. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 1, p. 9–22, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/414. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos