As políticas curriculares e as novas demandas na formação do pedagogo

a atuação docente nos espaços não escolares

Autores/as

  • Wilma Priscila Alves França
  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida

Palabras clave:

Curso de Pedagogia, Políticas curriculares, Formação do pedagogo, Espaços não escolares

Resumen

Este artigo apresenta elementos para uma reflexão acerca do currículo do curso de Pedagogia e dos contextos de atuação do pedagogo, especificamente os não escolares. Para isto teremos como objetivo a análise das contribuições do currículo do curso de Pedagogia para a prática pedagógica do pedagogo em espaços não escolares. As discussões que pontuamos neste texto partem de pressupostos que indicam a necessidade de uma formação docente que considere a atuação deste profissional nos diferentes espaços de educação, seja escolar ou não. Para o trato da problemática em questão, tivemos como referência os estudos de Libâneo (2007), Brandão (2007), Lopes (2011), Pacheco (2005), dentre outros autores que comungam conosco da discussão proposta. Para isto, realizamos um levantamento bibliográfico das produções dos referidos autores, o que nos possibilitou um olhar mais aproximado e aprofundado sobre a a formação do pedagogo, tendo em vista a amplitude do campo educacional.

Biografía del autor/a

Wilma Priscila Alves França

Concluinte do curso de Pedagogia pela UFPE/CAA | 

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida

Professora do curso de Pedagogia da UFPE/CAA | 

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

FRANÇA, W. P. A. .; ALMEIDA, L. A. A. de . As políticas curriculares e as novas demandas na formação do pedagogo : a atuação docente nos espaços não escolares. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 2, p. 43–52, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/427. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos