A influência da poluição no ciclo de vida e estado de conservação das tartarugas marinhas verdes Chelonia mydas (LINNAEUS, 1758) no litoral brasileiro

Autores/as

  • Danilo Queiroz Viana
  • Gilberto Henrique Teles Gomes Silva
  • Inaldo Luiz Advíncula da Silveira Junior
  • Marcus Vinícius de Souza Soares
  • Thiago Ferreira Barros

Palabras clave:

Tartaruga-verde, Antrópica, Poluição, Ciclo de vida, Preservar

Resumen

A tartaruga-verde, Chelonia mydas, possui este nome devido a uma característica morfológica única, a coloração verde da gordura que se localiza logo abaixo de seu casco. Com distribuição cosmopolita, essa espécie localiza-se desde os trópicos até as zonas temperadas, sendo a espécie de quelônios que apresenta hábitos mais costeiros, utilizando inclusive estuários de rios e lagos para seus processos vitais. Esta pesquisa objetivou analisar a poluição marinha e suas consequências no ciclo de vida das tartarugas marinhas verdes no litoral brasileiro, bem como destacar métodos de preservação, através de uma vasta revisão bibliográfica. Foi possível verificar como as atividades costeiras têm afetado principalmente tartarugas jovens, sendo a tartaruga verde uma das espécies mais prejudicadas. Em diversos estudos foram feitas necropsias em tartarugas mortas e identificados vários resíduos de origem antrópica no sistema digestivo dos animais. A grande contaminação do ambiente marinho vem contribuindo para variados efeitos deletérios nesses organismos, interferindo no estabelecimento normal do seu ciclo de vida. Diversos projetos foram implantados no Brasil para tentar sanar este problema, entre eles: ações de envolvimento comunitário, sensibilização pública e educação ambiental com o intuito de sensibilizar e informar a população sobre a importância de preservar as tartarugas e o meio ambiente. Apesar dos projetos educativos acerca do assunto terem aumentado, o apoio e o financiamento no Brasil ainda é defeituoso, fazendo com que os efetivos populacionais das tartarugas marinhas verdes diminuam cada vez mais devido à intensa poluição marinha.

Biografía del autor/a

Danilo Queiroz Viana

Bacharel em Ciências Biológicas | FAFIRE

Gilberto Henrique Teles Gomes Silva

Bacharel em Ciências Biológicas | FAFIRE

Inaldo Luiz Advíncula da Silveira Junior

Graduando em Ciências Biológicas | FAFIRE

Marcus Vinícius de Souza Soares

Graduando em Ciências Biológicas | FAFIRE

Thiago Ferreira Barros

Professor da FAFIRE e Mestre em Ciências da Saúde | UPE

Publicado

2014-06-01

Cómo citar

VIANA, D. Q. .; SILVA, G. H. T. G. .; SILVEIRA JUNIOR, I. L. A. . da; SOARES, M. V. de S.; BARROS, T. F. . A influência da poluição no ciclo de vida e estado de conservação das tartarugas marinhas verdes Chelonia mydas (LINNAEUS, 1758) no litoral brasileiro. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 79–88, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/440. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos