Novas abordagens metodológicas para o ensino da Matemática no Século XXI - PIBID

Autores/as

  • Regina Barreto dos Santos Silva
  • Graziela Gomes da Silva
  • Karina Baltar
  • Poliana Maria Farias de Arruda
  • Marcos Antônio Soares da Silva
  • Wanderson Félix Viana
  • Wanessa Karla de Freitas

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem de Matemática, Novas abordagens metodológicas

Resumen

Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais das últimas 4 décadas influenciaram e ajudaram a modificar intensamente o ensino da Matemática. A Matemática, hoje, não pode mais ser vista como uma ciência abstrata, mas sim como uma área com um papel bem definido, de formação de pensamentos e aquisição de atitudes, propiciando ao aluno o desenvolvimento de competências, habilidades e a capacidade de resolver problemas, investigar, analisar e enfrentar novas situações e desafios, ou seja, ser capaz de ter uma visão ampla da realidade. Nesse sentido, os estudos e pesquisas oriundos do movimento da Educação Matemática levaram a conceber novas propostas de ensino, tais como: resolução de problemas, história da Matemática, recursos tecnológicos, usos de jogos, Modelagem Matemática e a Etnomatemática, que colocaram o aluno no epicentro do processo educativo, assumindo um papel ativo na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o artigo em questão busca explicitar um pouco mais as propostas de ensino já citadas acima. Buscamos, assim, contribuir para a ampliação das discussões acerca desse novo pensar e fazer matemática, e as implicações para a sala de aula.

Biografía del autor/a

Regina Barreto dos Santos Silva

Professora de graduação e pós-graduação da FAFIRE e coordenadora do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do Curso de Pedagogia da mesma instituição.

Graziela Gomes da Silva

Aluna bolsista PIBID - Pedagogia FAFIRE.

Karina Baltar

Aluna bolsista PIBID - Pedagogia FAFIRE.

Poliana Maria Farias de Arruda

Aluna bolsista PIBID - Pedagogia FAFIRE.

Marcos Antônio Soares da Silva

Aluno bolsista PIBID - Pedagogia FAFIRE.

Wanderson Félix Viana

Aluno bolsista PIBID - Pedagogia FAFIRE.

Wanessa Karla de Freitas

Aluna bolsista PIBID - Pedagogia FAFIRE.

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

SILVA, R. B. dos S.; SILVA, G. G. da .; BALTAR, K. .; ARRUDA, P. M. F. de .; SILVA, M. A. S. da .; VIANA, W. F. .; FREITAS, W. K. de . Novas abordagens metodológicas para o ensino da Matemática no Século XXI - PIBID. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 2, p. 21–32, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/447. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos