Novas abordagens metodológicas para o ensino da Matemática no Século XXI - PIBID
Palabras clave:
Ensino e aprendizagem de Matemática, Novas abordagens metodológicasResumen
Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais das últimas 4 décadas influenciaram e ajudaram a modificar intensamente o ensino da Matemática. A Matemática, hoje, não pode mais ser vista como uma ciência abstrata, mas sim como uma área com um papel bem definido, de formação de pensamentos e aquisição de atitudes, propiciando ao aluno o desenvolvimento de competências, habilidades e a capacidade de resolver problemas, investigar, analisar e enfrentar novas situações e desafios, ou seja, ser capaz de ter uma visão ampla da realidade. Nesse sentido, os estudos e pesquisas oriundos do movimento da Educação Matemática levaram a conceber novas propostas de ensino, tais como: resolução de problemas, história da Matemática, recursos tecnológicos, usos de jogos, Modelagem Matemática e a Etnomatemática, que colocaram o aluno no epicentro do processo educativo, assumindo um papel ativo na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o artigo em questão busca explicitar um pouco mais as propostas de ensino já citadas acima. Buscamos, assim, contribuir para a ampliação das discussões acerca desse novo pensar e fazer matemática, e as implicações para a sala de aula.