A avaliação e a coordenação pedagógica
o que as pesquisas revelam?
Palabras clave:
Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Coordenação PedagógicaResumen
Este artigo teve como objetivo explorar a compreensão da avaliação da aprendizagem em produções acadêmicas que versam sobre tal temática. Utilizamos como aporte teórico os estudos de: Luckesi (2000), Chueri (2008), Cruz (2010) e Silva (2010). Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre avaliação e um estudo exploratório do tipo estado da arte, a fim de analisar o quê e como se pesquisa sobre a temática da avaliação da aprendizagem e a relação do coordenador pedagógico com a mesma em sua atuação profissional, através de pesquisas produzidas: na revista Estudos em Avaliação Educacional – EAE e em Monografias produzidas e vinculadas ao Curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica. Os resultados revelaram que a avaliação é investigada a partir de várias dimensões. O mapeamento aqui realizado sinalizou que as pesquisas revelam algumas questões: que há poucos trabalhos que tomam a avaliação em articulação com a atuação do coordenador pedagógico; a fragilidade dos resumos que não citam o percurso metodológico de alguns trabalhos.