A avaliação e a coordenação pedagógica

o que as pesquisas revelam?

Autores/as

  • Adriana Carla Alves UVA
  • Francisca Aline Camilo UFPE
  • Izadora Monteiro de Melo UVA
  • Ana Carla do Nascimento UFPE
  • Joana Paula Gomes da Silva UFPE
  • Alyne Barbosa Vasconcelos FAFIRE
  • Patrícia Irene dos Santos FAFIRE

Palabras clave:

Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Coordenação Pedagógica

Resumen

Este artigo teve como objetivo explorar a compreensão da avaliação da aprendizagem em produções acadêmicas que versam sobre tal temática. Utilizamos como aporte teórico os estudos de: Luckesi (2000), Chueri (2008), Cruz (2010) e Silva (2010). Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre avaliação e um estudo exploratório do tipo estado da arte, a fim de analisar o quê e como se pesquisa sobre a temática da avaliação da aprendizagem e a relação do coordenador pedagógico com a mesma em sua atuação profissional, através de pesquisas produzidas: na revista Estudos em Avaliação Educacional – EAE e em Monografias produzidas e vinculadas ao Curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica. Os resultados revelaram que a avaliação é investigada a partir de várias dimensões. O mapeamento aqui realizado sinalizou que as pesquisas revelam algumas questões: que há poucos trabalhos que tomam a avaliação em articulação com a atuação do coordenador pedagógico; a fragilidade dos resumos que não citam o percurso metodológico de alguns trabalhos.

Biografía del autor/a

Adriana Carla Alves, UVA

Pedagoga pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú  (UVA)  

Francisca Aline Camilo, UFPE

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  

Izadora Monteiro de Melo, UVA

Pedagoga pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) 

Ana Carla do Nascimento, UFPE

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Joana Paula Gomes da Silva, UFPE

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Alyne Barbosa Vasconcelos, FAFIRE

Pedagoga pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) 

Patrícia Irene dos Santos, FAFIRE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professora da disciplina Avaliação Institucional e da Aprendizagem no Curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

ALVES, A. C. .; CAMILO, F. A.; MELO, I. M. de; NASCIMENTO, A. C. do; SILVA, J. P. G. da .; VASCONCELOS, A. B. .; SANTOS, P. I. dos . A avaliação e a coordenação pedagógica : o que as pesquisas revelam?. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 27–34, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/474. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos