Evidências de bilinguismo em escolas privadas na Região Metropolitana do Recife à luz das teorias de Baker, Krashen e Grosjean

Autores/as

  • Heber Silveira de Aragão FAFIRE
  • Márcia Maria Modesto FAFIRE

Palabras clave:

Bilinguismo, Inglês como Segunda Língua, Educação Bilíngue, Globalização, Educação Infantil

Resumen

Tendo o aprendizado da língua inglesa se tornado algo fundamental no mundo globalizado em que vivemos, também se tornou importante discernir entre o que é o ensino do Inglês como segunda língua e a oportunidade de realmente viver o idioma de maneira natural, como é proposto na educação bilíngue. As técnicas e abordagens no ensino de idioma têm sido exploradas e desenvolvidas em diversos contextos. Como resultado, observa-se que o ensino da língua inglesa se tornou, há muito tempo, uma fonte de riqueza, tanto cultural como financeira. A mais recente, e aparentemente mais acolhida no mercado privado de ensino, é o bilinguismo. É possível observar que, à medida que se percebe um crescimento nos últimos dez anos3 das instituições que se propõem a oferecer um ensino da língua inglesa nessa linha, cada uma delas tentará interpretá-lo da maneira que lhe for mais conveniente, tanto por motivos de convicção, como lucrativos. Nesse cenário é possível encontrar diversos conceitos. Não faltam alguns criados por pais e donos de escolas e curiosos, com o livre arbítrio de criar e difundir suas ideias nos blogs, nas redes sociais e em tantos outros veículos à disposição. O presente trabalho tem a intenção de organizar algumas dessas ideias e hipóteses, com o intuito de relacionar a maneira como essas instituições estão oferecendo o ensino da língua inglesa, de acordo com a fundamentação teórica observada através do levantamento bibliográfico e pesquisa

Biografía del autor/a

Heber Silveira de Aragão, FAFIRE

Graduando em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Márcia Maria Modesto, FAFIRE

Professora na Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE, Mestra em Educação com concentração em Ensino de Língua Inglesa como segunda língua pela Framinghan State College, Massachusetts e Especialista em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE e orientadora da pesquisa. 

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

ARAGÃO, H. S. de .; MODESTO, M. M. Evidências de bilinguismo em escolas privadas na Região Metropolitana do Recife à luz das teorias de Baker, Krashen e Grosjean. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 65–82, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/477. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos