A logística como fator de competitividade para o comércio internacional
uma abordagem do modal rodoviário brasileiro
Palabras clave:
Logística, Comércio Internacional, Transporte Rodoviário, CompetitividadeResumen
O estudo visa destacar a relevância da logística dentro de um cenário marcado pela concorrência global, no qual as empresas buscam meios para oferecer seus produtos, nas mais diferentes regiões, mantendo sua qualidade e nível de serviço, sem aumentar o preço do bem ofertado. O Brasil está envolvido dentro desse contexto, por anos, como um grande fornecedor de commodities, e, mais recentemente, desenvolvendo sua indústria interna, possibilitando a exportação de bens manufaturados. A logística deixou de ser um problema local e passou a ser objeto de estudo dos gestores em prol de estratégias eficientes que proporcionem baixos custos e altos desempenhos, consequentemente, agregando valor ao produto, criando um importante diferencial competitivo. A movimentação de cargas compreende parcela representativa dos custos logísticos e impacta diretamente na satisfação do consumidor, que espera receber seu produto no menor prazo possível, sem pagar mais por isso. Assim, o modal rodoviário, que é o mais utilizado no país, se destaca por abranger o maior número de regiões com flexibilidade, atendendo, inclusive, demandas específicas dentro do Mercosul e demais países que fazem fronteira com o Brasil, apresentando-se como opção viável para o transporte de mercadorias em pequenos e médios volumes, no que se refere à maior relação custo-benefício.