Avaliação na Educação Infantil
uma abordagem à luz da Pedagogia de Paulo Freire
Palabras clave:
Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, PortfólioResumen
A avaliação na Educação Infantil em uma abordagem formativa desafia os(as) educado- res(as) que procuram garantir aprendizagens significativas às crianças como parte de sua formação plena. Neste artigo foca-se o Portfólio como uma estratégia de avaliação que possibilita construir uma memória viva das aprendizagens das crianças, através da coletânea descritiva de seus trabalhos e história de vida escolar. O Portfólio procura responder às questões: o que a criança aprende? Como ela aprende? Como são construídas as suas aprendizagens em relação dialógica com outras crianças, seus professores e familiares. A partir das bases teóricas sobre Currículo na Educação Infantil, formação de professores, práticas educativas e, em especial, avaliação da aprendizagem, fundamentadas em Vygotsky (2008), Hernández (2000), Shoes e Grace (2001), Smole (2000), Freire (1987, 1990, 2000), entre outros, procura-se tecer a rede em que a vida da e na escola se articula com o cotidiano social, criando espaços para a criança se transformar em sujeito histórico na Educação Infantil. Demonstra-se, assim, como a avaliação exerce um papel fundamental na reorientação curricular e no desenvolvimento pleno de cada criança, colaborando com a construção de sua autonomia. Ao percorrer caminhos epistemológicos e metodológicos das práticas pedagógicas na Educação Infantil, oferece contribuições para o uso do Portfólio com um instrumento de trabalho cooperativo, no qual a criança é a principal autora, mas, também coautora da vida da escola.