Leitura literária na sala de aula:

"gancho para os conteúdos"?

Autores/as

  • Francisca Aline Camilo UFPE
  • Thamires Graciliano dos Santos UFPE
  • Ester Calland de Souza Rosa UFPE

Palabras clave:

Leitura, Literatura, Letramento literário

Resumen

A pesquisa aqui relatada apresenta as concepções e os motivos que levam professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, coordenação pedagógica e gestão escolar, a práticas literárias em sala de aula e na escola. Como procedimento metodológico, foram realizadas oito entrevistas envolvendo professoras e equipe gestora de uma escola de Recife. Predominaram entre os professores, concepções e motivos vinculados à introdução de conteúdos e valores morais, mas também indicaram a vontade de estimular gosto pela leitura dos alunos. Um olhar para além da sala de aula evidencia que a escola tem dificuldade de implementar projetos de letramento literário. A pesquisa evidencia, ainda, a necessidade de investimentos nas formações inicial e continuada dos profissionais.

Biografía del autor/a

Francisca Aline Camilo, UFPE

Pedagoga | UFPE 

Thamires Graciliano dos Santos, UFPE

Pedagoga | UFPE 

Ester Calland de Souza Rosa, UFPE

Doutora em Psicologia, professora do Centro de Educação | UFPE e orientadora do TCC 

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

CAMILO, F. A.; SANTOS, T. G. dos .; ROSA, E. C. de S. . Leitura literária na sala de aula: : "gancho para os conteúdos"?. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 2, p. 55–65, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/489. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos