A relação entre trajetória profissional e consumo conspícuo no processo de construção da identificação do ator social

Autores/as

  • Aline Gomes Santana UFRPE

Palabras clave:

Identidade social, Carreira, Papel profissional, Status

Resumen

O presente artigo tem como pretexto incitar uma reflexão quanto à construção e manutenção da identidade do sujeito, no que tange a sua carreira e à comunicação que se faz entre o papel profissional que desempenha e o tipo de consumo que realiza. Será abordado o processo de construção da identidade social e como esta sofre influência das práticas trabalhistas que o indivíduo exerce e das ideologias e representações sociais que o norteiam e, a partir daí, verificar-se-á como ocorre o processo de consumo e qual o peso desta ação para a visibilidade do status que o ator ocupa. Neste sentido, para atingir os anseios prepostos, será realizada uma pesquisa qualitativa, pretendendo estabelecer um diálogo entre autores como Max Weber, Manuel Castells, Livia Barbosa, entre outros que possam contribuir de forma pertinente para o embasamento do projeto. Serão observadas as teorias destes escritores quanto aos temas, a fim de correlacioná-las e identificar como o tipo de consumo que o sujeito pratica é utilizado pela sociedade no processo de sua identificação e, por consequência, na classificação deste ator dentro do contexto social no qual está inserido.

Biografía del autor/a

Aline Gomes Santana, UFRPE

Assessora acadêmica | FACIPE, mestranda em Consumo Cotidiano e Desenvolvimento Social | UFRPE e especialista em Pedagogia Empresarial | FAFIRE 

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

SANTANA, A. G. . A relação entre trajetória profissional e consumo conspícuo no processo de construção da identificação do ator social. Revista Lumen, Recife, v. 26, n. 1, p. 81–90, 2017. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/503. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos