Ressignificando saberes e práticas docentes

uma experiência de estágio obrigatório em espaço não escolar

Autores/as

  • Maria Cavalcante da Silva FAFIRE
  • Andréa Duarte da Silva FAFIRE e UFPE
  • Poliana Maria Farias de Arruda FAFIRE e UFPE

Palabras clave:

Estágio curricular, Educação não formal, Adolescentes

Resumen

Os cursos de Licenciatura em Pedagogia têm como objetivo formar o profissional para o exer- cício da docência, tanto em instituição pública ou privada, como em organização não governamental e empresa. Este relato trata da importância de uma experiência de estágio curricular em espaço não escolar, promovida durante a graduação em Pedagogia e vivenciada junto a adolescentes em uma instituição de direito privado sem fins lucrativos da Região Metropolitana do Recife. Para subsidiar nosso estudo, contamos com a contribuição teórica de Tardif (2013), Vasconcelos (2012), Almeida (2000), Freire (2013), entre outros. O resultado da experiência mostra a relevância do estágio curricular e da ação docente voltadas para práticas significativas e contextualizadas de aprendizagens, considerando os estudantes como sujeitos ativos nesse processo e utilizando o diálogo como tática de reflexão, conhecimento e ação.

Biografía del autor/a

Maria Cavalcante da Silva, FAFIRE

Professora da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE - Recife/PE 

Andréa Duarte da Silva, FAFIRE e UFPE

Graduanda do Curso de Pedagogia da FAFIRE | mestranda em Educação pela UFPE | bolsista CAPES 

Poliana Maria Farias de Arruda, FAFIRE e UFPE

Graduanda do Curso de Pedagogia da FAFIRE | mestranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE 

Publicado

2021-06-01

Cómo citar

SILVA, M. C. da .; SILVA, A. D. da .; ARRUDA, P. M. F. de . Ressignificando saberes e práticas docentes: uma experiência de estágio obrigatório em espaço não escolar. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 1, p. 51–57, 2021. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/599. Acesso em: 9 nov. 2024.