Ressignificando saberes e práticas docentes
uma experiência de estágio obrigatório em espaço não escolar
Palabras clave:
Estágio curricular, Educação não formal, AdolescentesResumen
Os cursos de Licenciatura em Pedagogia têm como objetivo formar o profissional para o exer- cício da docência, tanto em instituição pública ou privada, como em organização não governamental e empresa. Este relato trata da importância de uma experiência de estágio curricular em espaço não escolar, promovida durante a graduação em Pedagogia e vivenciada junto a adolescentes em uma instituição de direito privado sem fins lucrativos da Região Metropolitana do Recife. Para subsidiar nosso estudo, contamos com a contribuição teórica de Tardif (2013), Vasconcelos (2012), Almeida (2000), Freire (2013), entre outros. O resultado da experiência mostra a relevância do estágio curricular e da ação docente voltadas para práticas significativas e contextualizadas de aprendizagens, considerando os estudantes como sujeitos ativos nesse processo e utilizando o diálogo como tática de reflexão, conhecimento e ação.