Um olhar para os relatos de docentes na Olimpíada de Língua Portuguesa
analisando práticas de leitura e escrita
Palabras clave:
Prática docente, Leitura e escrita, CrônicasResumen
O ensino de Língua Portuguesa tem lidado com muitas modificações ao longo dos anos. Tais mudanças impactaram diretamente o trabalho do professor, especialmente nas práticas e metodologias que os docentes passam a aplicar em sala de aula. Com base nisso, especificamente para este trabalho, observamos as práticas de leitura e produção textual dos professores semifinalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP), a respeito do trabalho com sequências didáticas. Este artigo trabalha com alguns fragmentos dessas produções acerca do ensino do gênero crônica, mostrando excertos do ano de 2014, nas cinco regiões do Brasil. Desse modo, nosso objetivo geral é compreender as práticas de leitura e produção escrita evocadas pelos professores da OLP sobre sequências didáticas para o ensino da crônica. Como base teórica, este artigo, em relação à leitura, fundamenta-se em Oliveira, Koch e Elias (2021), Melo-Guimarães (2017) e Oliveira (1996). Já em relação à escrita, fundamentase em Koch e Elias (2012) e Fischer (2009). Uma das relevâncias da pesquisa constitui-se em abordar o cotidiano de cada sala de aula, destacando a realidade e as condições de trabalho na escola pública no Brasil, perceptíveis nas vozes dos professores sobre as experiências de uma sequência didática que envolve, principalmente, leitura e escrita.