Ambiente virtual

análise de sua relevância na adolescência por um olhar psicanalítico

Autores/as

  • Júlia Vasconcelos-Araújo UniFAFIRE
  • Gustavo Henrique de Barros UniFAFIRE
  • Fernanda Wanderley Correia de Andrade UniFAFIRE

Palabras clave:

Adolescência, Desenvolvimento Humano, Ciberespaço, Psicanálise

Resumen

A adolescência é um período no qual o indivíduo terá que lidar com novas demandas biopsicossociais. (Meltzer apud Levy, 2013) discute que, para que o sujeito atravesse esse momento de forma saudável, será importante que transite entre quatro ambientes: família, adultos, pares e isolamento, não se fixando em nenhum deles. Na década de 90, uma geração nova, conhecida como Y, nascia imersa em um mundo com um novo ambiente: o virtual. Considerando isso, o presente estudo propõe discutir, sob o viés psicanalítico, o ciberespaço como um quinto ambiente na vida de adolescentes. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura que totalizou uma amostra de 47 artigos, a partir dos bancos de dados da SciELO e Lilacs, em periódicos nas áreas de saúde e humanas, entre 2000 e 2021, lançando mão dos descritores “adolescência” e “internet”. Com base nos dados, sugere-se que o ambiente virtual faz parte da vida adolescente, e atravessa os outros quatro ambientes de formas distintas. Se utilizado adequadamente, pode ser um espaço de socialização, desenvolvimento, lazer, expressão, elaboração de questões, construção da subjetividade e identidade de jovens. Porém o vício em internet, considerado aqui “fixação no ambiente”, pode ocorrer, colocando em risco o espaço de ócio do indivíduo, sendo esse importante para a elaboração de questões durante a adolescência.

Biografía del autor/a

Júlia Vasconcelos-Araújo, UniFAFIRE

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Gustavo Henrique de Barros, UniFAFIRE

Graduando em Psicologia no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), graduado em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Fernanda Wanderley Correia de Andrade, UniFAFIRE

Doutora pelo Programa de Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), atuante no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi-CEMPI transtornos mentais) da Prefeitura da Cidade do Recife e orientadora desta pesquisa.

Publicado

2024-08-02

Cómo citar

VASCONCELOS-ARAÚJO, J. .; BARROS, G. H. de .; ANDRADE, F. W. C. de . Ambiente virtual: análise de sua relevância na adolescência por um olhar psicanalítico. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 1, p. 107–130, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/742. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos