Ambiente virtual
análise de sua relevância na adolescência por um olhar psicanalítico
Palabras clave:
Adolescência, Desenvolvimento Humano, Ciberespaço, PsicanáliseResumen
A adolescência é um período no qual o indivíduo terá que lidar com novas demandas biopsicossociais. (Meltzer apud Levy, 2013) discute que, para que o sujeito atravesse esse momento de forma saudável, será importante que transite entre quatro ambientes: família, adultos, pares e isolamento, não se fixando em nenhum deles. Na década de 90, uma geração nova, conhecida como Y, nascia imersa em um mundo com um novo ambiente: o virtual. Considerando isso, o presente estudo propõe discutir, sob o viés psicanalítico, o ciberespaço como um quinto ambiente na vida de adolescentes. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura que totalizou uma amostra de 47 artigos, a partir dos bancos de dados da SciELO e Lilacs, em periódicos nas áreas de saúde e humanas, entre 2000 e 2021, lançando mão dos descritores “adolescência” e “internet”. Com base nos dados, sugere-se que o ambiente virtual faz parte da vida adolescente, e atravessa os outros quatro ambientes de formas distintas. Se utilizado adequadamente, pode ser um espaço de socialização, desenvolvimento, lazer, expressão, elaboração de questões, construção da subjetividade e identidade de jovens. Porém o vício em internet, considerado aqui “fixação no ambiente”, pode ocorrer, colocando em risco o espaço de ócio do indivíduo, sendo esse importante para a elaboração de questões durante a adolescência.