Mulher e a gestão escolar na produção acadêmica brasileira

estado da questão

Autores/as

  • Roberta Kelly Santos Maia Pontes UNIFOR
  • Limária Araújo Mouta UECE

Palabras clave:

Gestão escolar, Direção escolar, Mulher, Diretora escolar

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o estado da questão acerca da participação feminina
em cargos de direção escolar a partir da produção acadêmica brasileira. Foram realizadas buscas no portal de
periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando como
descritores: mulher; gestão escolar. Foram encontrados na base de dados 75 artigos, tendo sido excluídos aqueles
sem relação com o tema e os repetidos. Nove artigos foram analisados para esta revisão. A partir das leituras dos
trabalhos, foi possível identificar aproximações e distanciamentos entre eles, mostrando que a presença feminina
nos cargos de gestão da educação é muito forte, mas as questões de gênero ainda são obstáculos para as mulheres
que enfrentam o desafio de gerir escolas.

Biografía del autor/a

Roberta Kelly Santos Maia Pontes, UNIFOR

Doutoranda em Psicologia (Universidade de Fortaleza - UNIFOR). Mestre em História e Culturas
(Universidade Estadual do Ceará - UECE). Especialista em Gestão Escolar (UECE). Licenciada em História
(UECE). Membro do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (LET – UNIFOR). Professora da rede estadual de educação do Ceará.

Limária Araújo Mouta, UECE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do
Ceará. Mestra em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de
Estudo e Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Professora da rede estadual de educação do Ceará.

Publicado

2024-12-26

Cómo citar

PONTES, R. K. S. M.; MOUTA, L. A. Mulher e a gestão escolar na produção acadêmica brasileira: estado da questão. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 2, p. 61–75, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/758. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos