Educação, gênero e desenvolvimento sustentável na mineração artesanal na África

Autores/as

  • Kassongo Chey Stanislau ISCTE-Lisboa
  • Adolfo Caiji Cabeia ISCTE-Lisboa
  • Renata Maria Franco Ribeiro ISCTE-Lisboa

Palabras clave:

Educação, Gênero, Sustentabilidade, Mineração artesanal, África

Resumen

O artigo explora a interseção entre educação, gênero e desenvolvimento sustentável nas zonas de
mineração artesanal em África. Ressalta que as mulheres representam uma parte significativa da força de
trabalho nesse setor, enfrentando desigualdade de gênero, discriminação e falta de acesso a recursos. A educação
é vista como uma ferramenta crucial para promover a igualdade de gênero e práticas sustentáveis, capacitando
mulheres e meninas a superar barreiras socioeconômicas. O estudo sugere que políticas públicas inclusivas são
essenciais para enfrentar os desafios de gênero e melhorar as condições de trabalho e vida nas comunidades
mineiras.

Biografía del autor/a

Kassongo Chey Stanislau, ISCTE-Lisboa

Doutorando em Estudos Africanos (ISCTE-Lisboa). Mestre em Direito das Empresas e do Trabalho. Mestre em Auditoria Empresarial e Pública/Auditoria Interna. Professor na Faculdade de Economia da Lunda Norte – UALN (Angola).

Adolfo Caiji Cabeia, ISCTE-Lisboa

Doutorando em Estudos Africanos (ISCTE-Lisboa) /Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Empreendedorismo na BoP). Mestre em Administração e Finanças; Mestre em Auditoria Empresarial e Pública e Diplomado em Fraude Organizacional. Professor na Faculdade de Economia da Lunda Norte e no IP. Lunda Sul – UALN (Angola).

Renata Maria Franco Ribeiro, ISCTE-Lisboa

Doutoranda em Estudos Africanos no ISCTE-Lisboa. Mestre em Antropologia. Professora da Escola Professor Júlio Guaramiranga-Ceará.

Publicado

2024-12-26

Cómo citar

STANISLAU, K. C.; CABEIA, A. C. .; RIBEIRO, R. M. F. Educação, gênero e desenvolvimento sustentável na mineração artesanal na África. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 2, p. 76–91, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/759. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos