Representações sociais do ser professor
Palavras-chave:
Representação Social, Profissão, ProfessorResumo
Este artigo é um recorte de nossa dissertação, cujo objetivo foi analisar as representações sociais do 'ser docente' entre os professores e suas implicações para o exercício da profissão. O referencial teórico adotado é a Teoria das Representações Sociais, tal como proposta por Moscovici (1978; 2003) e complementada por Jodelet (2001), por se tratar de uma abordagem que evidencia os estudos dos fenômenos sociais que circulam e orientam as ações dos grupos, propiciando uma melhor compreensão de sua natureza simbólica. Seis escolas públicas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE foram nosso locus de pesquisa. Vinte professoras efetivas que atuam na rede nos anos iniciais do Ensino Fundamental compuseram nossa amostra. Utilizamos como procedimentos de coleta entrevistas semiestruturadas e narrativas. A análise de conteúdo orienta a interpretação dos dados. Os resultados apontam que o sentido atribuído pelas professoras ao exercício e à própria profissão é complexo e permeado por diferentes elementos de suas subjetividades, reações e expectativas dos outros para com o seu trabalho. O apelo à vocação marca as representações sociais do ser professor, no entanto, outros elementos relacionados aos desafios da profissão, como a falta de reconhecimento, enfrentamento de várias jornadas de trabalho, baixos salários, entre outros, ganham destaque como elementos que circulam essa representação. Os resultados da pesquisa são mais um alerta para as políticas públicas, de modo que elas procurem resgatar a valorização e reconhecimento social do docente.