Autoavaliação das escolas

desafios e oportunidades

Autores

  • Carla FIGUEIREDO Figueiredo

Palavras-chave:

Avaliação, Autoavaliação, Escolas, Desafios, Oportunidades

Resumo

As exigências endereçadas à escola e o lugar central que a educação escolar ocupa nas sociedades atuais sublinham a necessidade de melhorar o seu funcionamento. Neste sentido, e para melhor corresponder aos objetivos e necessidades da educação, têm vindo a estabelecer-se processos de avaliação das escolas. A defesa destes processos assenta na crença de que a avaliação constitui fonte de informação e conhecimento sobre o serviço educativo, permitindo identificar pontos positivos e negativos e proceder a intervenções atempadas e informadas, sendo fonte de empoderamento e melhoria das escolas (ALAÍZ, et al, 2003; GUBA e LINCOLN, 1989; LEITE, RODRIGUES e FERNANDES, 2006). Aqui são apresentadas algumas considerações sobre a avaliação das escolas.

Biografia do Autor

Carla FIGUEIREDO Figueiredo

Doutoranda em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

FIGUEIREDO, C. F. Autoavaliação das escolas : desafios e oportunidades. Revista Lumen, Recife, v. 21, n. 2, p. 41–54, 2012. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/408. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos