A crise socioambiental e a inserção do catador na cadeia produtiva da reciclagem

algumas considerações conceituais

Autores

  • Kassandra Maria Soares dos Santos

Palavras-chave:

Capitalismo, Meio Ambiente, Reciclagem, Catador

Resumo

Diante da crescente crise ambiental vivenciada na contemporaneidade, tornam-se notórias as mobilizações da sociedade, de modo geral, no sentido de desenvolver estratégias que possam amenizar seus efeitos devastadores. Entretanto, as discussões em torno dessa problemática ocorrem, na maioria das vezes, sem estabelecer uma inter-relação com a real causa de sua existência, tratando-a de forma dissociada dos padrões de consumo impostos pelo modo de produção capitalista. Observa-se que um dos reflexos da crise ambiental é o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente, proveniente do seu descarte irregular. Neste cenário, ações como a coleta seletiva e a reciclagem aparecem como grandes alternativas de enfrentamento à questão e como meios de geração de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis, que, por sua vez, atuam como importantes mediadores desse processo, porém, encontram-se à margem da sociedade,

Biografia do Autor

Kassandra Maria Soares dos Santos

Assistente social, especialista em Intervenções Psicossociais com Grupos em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE, 2012.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Como Citar

SANTOS, K. M. S. dos . A crise socioambiental e a inserção do catador na cadeia produtiva da reciclagem: algumas considerações conceituais. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 1, p. 35–47, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/416. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos