Entre o brincar e a realidade
a importância do espaço potencial em situação de hospitalização de crianças em enfermaria pediátrica
Palavras-chave:
Teoria winnicottiana, Enfermaria pediátrica, O brincar, Espaço potencialResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de um espaço de brinquedoteca no ambiente de enfermaria pediátrica de um hospital, tomando como subsídios para tal reflexão alguns conceitos da teoria winnicotiana, tais como, brincar, criatividade e espaço potencial. Para se inteirar desta realidade, foi feita visita a um hospital-escola da cidade do Recife, na qual foi possível uma entrevista semiestruturada com o coordenador de psicologia do setor da enfermaria pediátrica deste hospital. Nesta enfermaria, observamos como a rede de apoio à criança e aos seus familiares se estende dos atendimentos médicos, da enfermagem e da assistência social até o acompanhamento feito pela equipe do setor de psicologia, que, neste artigo, será o ponto crítico. A enfermaria pediátrica deste hospital dispõe de uma brinquedoteca que proporciona às crianças um contato mais íntimo com os profissionais do setor e com os recursos do brincar. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que, através dos recursos lúdicos, a criança pode chegar a uma aproximação da realidade interna com a realidade externa vivida naquele ambiente, possibilitando elaborar simbolicamente os seus conflitos e angústias concernentes às situações de adoecimento e de internação, podendo auxiliar no seu processo de restabelecimento e cura.