Autoavaliação institucional
ressignificando o papel da CPA
Palavras-chave:
Autoavaliação Institucional, CPA, Planejamento estratégicoResumo
A reflexão decorrente da avaliação institucional pode contribuir para a conservação ou modificação dos rumos das IES. Neste estudo, buscamos revelar as possibilidades estratégicas das ações que vêm sendo consolidadas através da CPA no processo de autoavaliação interna, além de identificar os rebatimentos dessas ações frente à consolidação de uma cultura de autoavaliação institucional na Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE. Foi adotada uma abordagem plurimetodológica com enfoque quanti-qualitativo. Os instrumentos de coleta utilizados foram: questionário (38 funcionários técnico-administrativos); entrevista semiestruturada (05 coordenadores) e Análise SWOT (setores e núcleos) da IES. Para a interpretação dos dados, empregamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002) e contamos também com a colaboração do Grupo de Estudos Socioeconômicos e Empresariais de Pernambuco (GEMEPE), órgão de pesquisa vinculado à FAFIRE. Adotamos como referencial teórico as contribuições de Dias Sobrinho (2000); Silva e Gomes (2007); Porter (1991); Mintzberg (2000); Oliveira (2005); dentre outros. Os resultados parciais subsidiam diretamente o Planejamento Estratégico executado na IES. Alguns elementos puderam ser delineados de: Intenções, Tensões e Repercussões, sinalizando questões como: concepções sobre autoavaliação, elementos limitadores e facilitadores do processo, feedback e direcionamento de ações. Conclui-se que os rebatimentos das ações promovidas pela CPA frente à consolidação de uma cultura de autoavaliação institucional na FAFIRE, de fato, oferecem subsídios ao Planejamento Estratégico da instituição, contribuindo como recurso essencial ao aprendizado e à mudança organizacional, inclusive a uma ressignificação do papel da própria CPA.