A eficiência dos serviços hospitalares como fator determinante para a qualidade do processo de faturamento1
Palavras-chave:
Processos, Métodos, FaturamentoResumo
Este trabalho teve como objetivo geral investigar os serviços realizados pelos diversos setores do hospital e que geram impactos no faturamento das contas hospitalares, e como objetivos específicos visou pesquisar as causas dos impactos no faturamento de contas hospitalares, gerados pelos serviços realizados nos demais setores da instituição; relacionar as consequências para o faturamento de contas hospitalares, decorrentes dos serviços realizados pelos setores envolvidos no processo; e propor sugestões de melhoria dos serviços de faturamento. A pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, na qual participaram 20 funcionários do setor de faturamento de uma instituição hospitalar, em Recife–PE, utilizou um questionário com 05 questões fechadas e de múltiplas escolhas. Os dados foram agrupados e analisados mediante a frequência das respostas obtidas. Os resultados revelaram as lacunas das contas hospitalares, a falta de envolvimento dos profissionais do faturamento na construção de novos métodos de trabalho, buscando inserir todos os setores para a resolução dos problemas. Deste modo, foi observado onde existe uma maior incidência de erros e o impacto no fechamento das contas, sendo também apresentadas algumas sugestões de melhorias para o processo de faturamento.