Adolescência em conflito com a lei, gênero e contexto social
um olhar psicanalítico
Palavras-chave:
Adolescente em conflito com a lei, Desigualdade de gênero, Contexto social, ReconhecimentoResumo
O presente artigo busca fazer uma análise sobre a vivência de adolescentes em conflito com a lei, do gênero feminino, com idade entre doze e dezoito anos, presentes no Centro de Internação Provisória (CENIP) Santa Luzia, situado na Região Metropolitana do Recife, usando a ótica psicanalítica para conduzir esse estudo. A partir disso, temos como objetivo principal analisar o contexto social e de gênero implicados nos casos de adolescentes em conflito com a lei, tendo como amostra as jovens reclusas no Centro de Internação Provisória (CENIP) - Santa Luzia. Para a coleta de dados, foram realizadas dinâmicas com as temáticas: sexualidade, identidade, relações sociais e projeto de vida, inspiradas no livro Aprendendo a ser e conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro (1999). Com a obtenção dessa prática vivenciada na Instituição, nota-se o quanto o contexto sociocultural está arraigado ao ato infracional, havendo um recorte de classe social diferenciado entre a camada da população de classe alta e baixa que comete esse ato no Brasil. O marcador do gênero feminino também expõe que a posição como mulher, na sociedade, vivenciada por esta adolescente em conflito com a lei pode implicar no ato infracional cometido, no tratamento que essa receberá em instituições de internação e em como será vista pela população, pois, no contexto sociocultural em que essa adolescente vive, reverbera ainda o estigma da mulher como figura mais frágil do que o homem, implicando que esse é mais propenso ao ato infracional e que, devido a isso, seria mais aceitável que ele cometesse tal ato.