A formação de professores de biologia e os processos de ensino e aprendizagem através de modelos didáticos
Palavras-chave:
Ensino da biologia, Práticas pedagógicas, LudicidadeResumo
As aulas de Ciências Naturais exigem dos estudantes um aprofundamento da aprendizagem de conceitos científicos e multidisciplinares, como: meio ambiente, saúde, biotecnologia, dentre outros. Entretanto, algumas questões envolvem o ato de lecionar, como, por exemplo, a ação docente e as escolhas das estratégias pedagógicas selecionadas. Neste sentido, contamos com algumas alternativas, que podem colaborar para a melhoria das práticas de Ciências Naturais, como, por exemplo, o uso de modelos didáticos, compreendendo que atividades lúdicas favorecem as aprendizagens. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo: refletir sobre as práticas pedagógicas dos professores de ciências naturais e o uso de modelos didáticos, como recurso lúdico que pode favorecer nos processos de ensino aprendizagem dos estudantes. Este estudo é caracterizado por ser uma pesquisa bibliográfica, com revisão da literatura. Este artigo foi organizado com os seguintes itens: Introdução; 1. Saberes docentes; 1.1 Saberes discentes: as necessidades pedagógicas no processo formativo dos alunos; 2. Estratégias metodológicas: modelos didáticos e a ludicidade; e, por fim, as considerações finais. Os resultados desta pesquisa mostram que todos os autores consultados corroboram com a ideia de que os modelos didáticos não apenas auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem, mas também incentivam uma visão mais crítica e investigativa dos alunos, tornando-os parte fundamental do processo de construção do conhecimento.