A formação de professores de biologia e os processos de ensino e aprendizagem através de modelos didáticos

Autores

  • Bianca Chalon Gomes Rabelo FAFIRE
  • Kylzia Andrea Azevedo Pereira FAFIRE

Palavras-chave:

Ensino da biologia, Práticas pedagógicas, Ludicidade

Resumo

As aulas de Ciências Naturais exigem dos estudantes um aprofundamento da aprendizagem de conceitos científicos e multidisciplinares, como: meio ambiente, saúde, biotecnologia, dentre outros. Entretanto, algumas questões envolvem o ato de lecionar, como, por exemplo, a ação docente e as escolhas das estratégias pedagógicas selecionadas. Neste sentido, contamos com algumas alternativas, que podem colaborar para a melhoria das práticas de Ciências Naturais, como, por exemplo, o uso de modelos didáticos, compreendendo que atividades lúdicas favorecem as aprendizagens. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo: refletir sobre as práticas pedagógicas dos professores de ciências naturais e o uso de modelos didáticos, como recurso lúdico que pode favorecer nos processos de ensino aprendizagem dos estudantes. Este estudo é caracterizado por ser uma pesquisa bibliográfica, com revisão da literatura. Este artigo foi organizado com os seguintes itens: Introdução; 1. Saberes docentes; 1.1 Saberes discentes: as necessidades pedagógicas no processo formativo dos alunos; 2. Estratégias metodológicas: modelos didáticos e a ludicidade; e, por fim, as considerações finais. Os resultados desta pesquisa mostram que todos os autores consultados corroboram com a ideia de que os modelos didáticos não apenas auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem, mas também incentivam uma visão mais crítica e investigativa dos alunos, tornando-os parte fundamental do processo de construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Bianca Chalon Gomes Rabelo, FAFIRE

Graduanda do curso de licenciatura em ciências biológicas - Faculdade Frassinetti do Recife 

Kylzia Andrea Azevedo Pereira, FAFIRE

Docente FAFIRE, graduada em Pedagogia | UNICAP, pós-graduada em Gestão educacional | UNICAP | pós-graduada em educação especial/ estudos surdos - FSH, Mestra em Ciências da Linguagem – UNICAP

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

RABELO, B. C. G. .; PEREIRA, K. A. A. A formação de professores de biologia e os processos de ensino e aprendizagem através de modelos didáticos. Revista Lumen, Recife, v. 29, n. 2, p. 45–53, 2020. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/587. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos