Ser professor:
quantos desafios! …
Palavras-chave:
Escola, Papel do professor, Relação pedagógica, Diferenciação pedagógica, Aprendizagem cooperativaResumo
Um tema que se revela pertinente nas nossas sociedades é o de saber quais devem ser os objetivos da formação/educação das crianças e dos jovens, e em particular, qual é a função da escola. Sabemos que a realidade social é complexa e que são muitos os constrangimentos, mas simultaneamente os desafios que a escola e os professores têm de enfrentar atualmente. A escola, enquanto espaço interventivo, fortemente cultural e relacional, tem responsabilidades ao nível da construção de um projeto escolar que aposte na formação global dos atores sociais que dela fazem parte. A escola é um espaço onde devem ocorrer aprendizagens significativas que promovam o desenvolvimento de competências cognitivas e interpessoais dos alunos, e onde a singularidade de cada um deve assumir centralidade em todo o processo educativo. Independentemente dos paradigmas pedagógicos que possam ser seguidos, importa refletir quais as propostas educacionais mais adequadas ao mundo em que vivemos (Cosme, A., Trindade, R., 2010, p. 41), o que obriga a que os professores cumpram verdadeiramente a sua função enquanto interlocutores qualificados junto aos alunos. Procuraremos, assim, mais do que encontrar respostas, refletir sobre estas questões numa perspectiva crítica, mas construtiva, recorrendo a alguns pressupostos teóricos por nós considerados alicerçais, que nos ajudem a ler e a reinterpretar algo tão nobre como é o ato de ensinar e (a) aprender.