Cidadania e leitura literária em contexto escolar:
diálogos com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL)
Palavras-chave:
Cidadania, Leitura literária em contexto escolar, Plano Nacional do Livro e LeituraResumo
O presente artigo está inserido no contexto da pesquisa do mestrado em Educação Contemporânea da UFPE/CAA, na linha de pesquisa Educação, Estado e Diversidade, cujo objeto é a política para formação de leitoras(es), na perspectiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), efetivada na Rede Municipal de Ensino de Caruaru/PE. No Brasil, o PNLL é apresentado à sociedade em 2006, enfatizando a influência da leitura para a construção de sociedades democráticas e para o exercício da cidadania; destaca a escola como instituição imprescindível para o sucesso dessa empreitada. Ao considerarmos que as políticas educacionais atuais, hegemonicamente, enfatizam os resultados dos índices de desempenho, enquanto a política de leitura propõe ressignificar as práticas sociais e culturais de leitura, com ênfase para a consolidação da democracia e o exercício da cidadania, no presente artigo, problematizamos sobre as condições para a efetivação dos objetivos da política de leitura apresentada no PNLL, dadas as contradições desses objetivos com a política educacional em vigência no Brasil. Na intenção de atendermos aos objetivos do texto, consideraremos o entendimento de Pinsky (2013), de que a definição de cidadania não é estática, mas histórica, por isso, sujeita ao tempo e espaço em que é forjada. Dessa forma, a partir do Plano Nacional do Livro e Leitura, discorreremos sobre a definição de cidadania que esse contempla, e a problematizaremos com as possíveis contradições que essa pode encontrar para a efetivação de ações de leitura literária em contexto escolar.