A visita domiciliar como prática interprofissional no contexto de instituições de acolhimento

Autores

  • Severino Ramos Lima de SOUZA FAFIRE
  • Maria da Conceição Dias de AZEVÊDO FUNASE/PE

Palavras-chave:

Visita domiciliar, Instituição de acolhimento, Inter e transdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho aborda a visita domiciliar como prática interprofissional no contexto de instituições de acolhimento. Ressalta a importância da parceria entre o psicólogo e o assistente social, caracterizando o trabalho dentro de uma abordagem psicossocial. Adota a perspectiva da inter e transdisciplinaridade como referências para as questões e discussões apresentadas, considerando as especificidades do olhar de cada profissão. A partir da experiência dos autores em instituição acolhedora para crianças e adolescentes, das diretrizes apontadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e das orientações contidas no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, descreve a visita domiciliar como instrumento fundamental para o trabalho com as famílias no sentido da reintegração familiar e comunitária das crianças e adolescentes atendidos. Pontua as dificuldades do trabalho, decorrentes da fragilidade do sistema de garantia de direitos e descontinuidade no âmbito das políticas públicas. Considera a visita domiciliar como prática interventiva no sentido da promoção da cidadania, e conclui reafirmando a importância do trabalho conjunto de psicólogos e de assistentes sociais e o desafio que esta prática propõe.

Biografia do Autor

Severino Ramos Lima de SOUZA, FAFIRE

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduado em Filosofia pela UNICAP. Professor e Supervisor de Estágio Curricular Obrigatório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Psicólogo da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE/PE) à disposição da Superintendência de Atenção à Criança e ao Adolescente (SEACAD/PE)

Maria da Conceição Dias de AZEVÊDO, FUNASE/PE

Assistente Social da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE/PE) à disposição da Superintendência de Atenção à Criança e ao Adolescente (SEACAD/PE).

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

SOUZA, S. R. L. de .; AZEVÊDO, M. da C. D. de . A visita domiciliar como prática interprofissional no contexto de instituições de acolhimento. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 1, p. 85–94, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/645. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos