Currículo e formação docente: disputas e hegemonias na perspectiva pós-estrutural
Keywords:
Currículo, Pós-estruturalismo, Formação docente, DiscursoAbstract
Este artigo objetiva analisar as disputas e hegemonias que permeiam os sentidos de currículo e formação docente na perspectiva pós-estrutural, tomando-se como base teórica, Costa e Lopes (2022), Cunha e Ritter (2021), Pimentel Junior (2019) e Burity (1997) entre outros. Como caminho metodológico a perspectiva pós-estruturalista na Teoria do Discurso, reconhece a discursividade na lógica do imponderável e a linguagem como oportunidade de compreender o social em uma totalidade que emerge em meio a um ciclo político faltoso a si, seguindo os princípios estabelecidos por Laclau e Mouffe (2015). Assim, enfatiza-se o currículo como elemento permeado por significados provisórios e construído em meio a tentativas de hegemonização, destacando uma política educacional de exclusões e antagonismos, resultando em subjetividades precipitadas. Os resultados demonstram o currículo como espaço de disputa e construção de sentidos outros das políticas curriculares.