Currículo e formação docente: disputas e hegemonias na perspectiva pós-estrutural

Autores

  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida UFPE-CAA
  • Ednaelli Dolôres Vieira da Silva UFPE-CAA
  • Maria Alana de Araújo Oliveira UFPE-CAA

Palavras-chave:

Currículo, Pós-estruturalismo, Formação docente, Discurso

Resumo

Este artigo objetiva analisar as disputas e hegemonias que permeiam os sentidos de currículo e formação docente na perspectiva pós-estrutural, tomando-se como base teórica, Costa e Lopes (2022), Cunha e Ritter (2021), Pimentel Junior (2019) e Burity (1997) entre outros. Como caminho metodológico a perspectiva pós-estruturalista na Teoria do Discurso, reconhece a discursividade na lógica do imponderável e a linguagem como oportunidade de compreender o social em uma totalidade que emerge em meio a um ciclo político faltoso a si, seguindo os princípios estabelecidos por Laclau e Mouffe (2015). Assim, enfatiza-se o currículo como elemento permeado por significados provisórios e construído em meio a tentativas de hegemonização, destacando uma política educacional de exclusões e antagonismos, resultando em subjetividades precipitadas. Os resultados demonstram o currículo como espaço de disputa e construção de sentidos outros das políticas curriculares.

Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, UFPE-CAA

Professora associada UFPE-CAA / Pesquisadora Produtiva/ Pq/CNPq e membro do CAFTE/CIEE Portugal.

Ednaelli Dolôres Vieira da Silva, UFPE-CAA

Bolsista PIBIC – PROPESQ, inserida no grupo de estudo “Discursos e Práticas Educacionais” – CNPq.

Maria Alana de Araújo Oliveira, UFPE-CAA

Bolsista PIBIC – FACEPE, inserida no grupo de estudo “Discursos e Práticas Educacionais” – CNPq.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

ALMEIDA, L. A. A. de .; SILVA, E. D. V. da .; OLIVEIRA, M. A. de A. . Currículo e formação docente: disputas e hegemonias na perspectiva pós-estrutural. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 4–12, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/730. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos