A inclusão de Surdos no Ensino Superior em Angola

o que dizem as pesquisas?

Authors

  • Fred André António UNILAB
  • Sinara Mota Neves de Almeida UNILAB-IFCE
  • Cristiane Jurdênia de Farias UNILAB-IFCE

Keywords:

Inclusão educacional dos surdos, Angola, Educação superior

Abstract

A comunidade surda necessita afirmar sua identidade linguística e cultural e mais que isso, é urgente profissionais com boa formação capazes de oportunizar que a Língua Gestual seja o principal meio de empoderamento, promovendo uma visão que valorize a diferença linguística e cultural, superando a perspectiva capacitista que reduz a surdez à ideia de deficiência. Metodologicamente, o estudo se orienta pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo bibliográfico que objetivou conhecer o que dizem as pesquisas sobre a inclusão do Surdo no Ensino Superior em Angola. O conjunto de dados revelou que pouco se reflete sobre o acesso e permanência, interação com os familiares e inclusão no Ensino Superior. Urge, portanto, o favorecimento de uma pedagogia comprometida com a formação de profissionais, intérpretes e familiares da pessoa surda como forma de inclusão dessa comunidade no Ensino Superior.

Author Biographies

Fred André António, UNILAB

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Técnico Médio em Informática de Gestão pelo (IMAG-Uíge). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

Sinara Mota Neves de Almeida, UNILAB-IFCE

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em cursos de licenciatura e Pós-graduação Stricto Sensu. Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE).

Cristiane Jurdênia de Farias, UNILAB-IFCE

Mestranda em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Supervisão Escolar-FSB.  Licenciada em Língua Portuguesa-UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

Published

2024-12-29

How to Cite

ANTÓNIO, F. A. .; ALMEIDA, S. M. N. de .; FARIAS, . C. J. de. A inclusão de Surdos no Ensino Superior em Angola: o que dizem as pesquisas?. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 4–21, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/770. Acesso em: 4 feb. 2025.