A inclusão de Surdos no Ensino Superior em Angola

o que dizem as pesquisas?

Autores/as

  • Fred André António UNILAB
  • Sinara Mota Neves de Almeida UNILAB-IFCE
  • Cristiane Jurdênia de Farias UNILAB-IFCE

Palabras clave:

Inclusão educacional dos surdos, Angola, Educação superior

Resumen

A comunidade surda necessita afirmar sua identidade linguística e cultural e mais que isso, é urgente profissionais com boa formação capazes de oportunizar que a Língua Gestual seja o principal meio de empoderamento, promovendo uma visão que valorize a diferença linguística e cultural, superando a perspectiva capacitista que reduz a surdez à ideia de deficiência. Metodologicamente, o estudo se orienta pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo bibliográfico que objetivou conhecer o que dizem as pesquisas sobre a inclusão do Surdo no Ensino Superior em Angola. O conjunto de dados revelou que pouco se reflete sobre o acesso e permanência, interação com os familiares e inclusão no Ensino Superior. Urge, portanto, o favorecimento de uma pedagogia comprometida com a formação de profissionais, intérpretes e familiares da pessoa surda como forma de inclusão dessa comunidade no Ensino Superior.

Biografía del autor/a

Fred André António, UNILAB

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Técnico Médio em Informática de Gestão pelo (IMAG-Uíge). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

Sinara Mota Neves de Almeida, UNILAB-IFCE

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em cursos de licenciatura e Pós-graduação Stricto Sensu. Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE).

Cristiane Jurdênia de Farias, UNILAB-IFCE

Mestranda em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Supervisão Escolar-FSB.  Licenciada em Língua Portuguesa-UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

Publicado

2024-12-29

Cómo citar

ANTÓNIO, F. A. .; ALMEIDA, S. M. N. de .; FARIAS, . C. J. de. A inclusão de Surdos no Ensino Superior em Angola: o que dizem as pesquisas?. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 4–21, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/770. Acesso em: 4 feb. 2025.