Estudo diacrônico da defectividade verbal: variáveis morfopragmáticas e fonológicas na língua portuguesa

Autores/as

  • Edilza de MOURA FAFIRE
  • Henrique do Nascimento GONÇALVES FAFIRE

Palabras clave:

Defectividade Verbal. Ensino. Língua Portuguesa. Pragmática.

Resumen

O presente artigo busca estabelecer uma relação entre aspectos gramaticais e uso da linguagem com verbos defectivos, analisando as razões históricas, características estruturais do verbo defectivo, questões fonológicas e pragmáticas do porquê e de como ocorre este fenômeno linguístico. O estudo possui caráter bibliográfico e, para entender melhor o fenômeno da defectividade, traz um estudo comparativo, apresentando conceitos de defectividade encontrados em algumas gramáticas de língua portuguesa, dentre as quais se encontram Bechara (2017), Cunha e Cintra (2013) e Cegalla (2020). A investigação ressalta, ainda, que o ensino precisa fugir de padrões estritamente normativos, posto que o uso linguístico dos falantes interfere diretamente no funcionamento da língua.

Biografía del autor/a

Edilza de MOURA, FAFIRE

Mestre em Linguística pela UFPE | professora da FAFIRE | orientadora da pesquisa.

Henrique do Nascimento GONÇALVES, FAFIRE

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras-Português/Inglês | FAFIRE.

Archivos adicionales

Publicado

2022-09-15

Cómo citar

MOURA, E. de; GONÇALVES, H. do N. Estudo diacrônico da defectividade verbal: variáveis morfopragmáticas e fonológicas na língua portuguesa. Revista FAFIRE, Recife, v. 14, n. 1, p. 117–129, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/64. Acesso em: 19 sep. 2024.