O jogo na escola

as contribuições das atividades lúdicas intencionais no processo de aprendizagem infantil

Autores/as

  • Bruna Helen Silva de França UEPB
  • Gillyane Dantas dos Santos UEPB

Palabras clave:

Atividades lúdicas, Jogo, Aprendizagem infantil

Resumen

Este trabalho objetiva discutir a importância da utilização dos jogos no processo escolar da criança como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o jogo educativo é revelado como uma ação pedagógica que possibilita a vivência lúdica, desperta o interesse e o prazer em aprender, oportunizando à criança a construção de novos conhecimentos a partir do que lhes é interessante. Para refletir sobre a criança, o brincar e suas possibilidades no ambiente escolar, o estudo apresenta-se como uma pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fonte de análise os documentos oficiais e publicações parlamentares, além das produções publicadas por Kishimoto (2017), Luckesi (2014, 2022), Vygotsky (1998), entre outros. Através da análise dos documentos e do aporte teórico podemos perceber que as situações de aprendizagem são organizadas de acordo com a concepção de infância e criança que se tem, partindo dessa premissa é que o professor determina como será estabelecida a organização, o uso do espaço e tempo para promover a sua ação pedagógica em sala de aula. O planejamento reflete o compromisso que se tem com a profissão, o respeito às singularidades, o conhecimento, a formação e os valores que o professor tem. Dessa maneira, ao reconhecer a criança como protagonista da construção do conhecimento e trazer o caráter lúdico para a sala de aula, damos às crianças a liberdade de serem elas mesmas, de aprender brincando por meio das interações com seus pares.

Biografía del autor/a

Bruna Helen Silva de França, UEPB

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Gillyane Dantas dos Santos, UEPB

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação (DE/CH/CAMPUS III) Curso de Pedagogia da UEPB.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

FRANÇA, B. H. S. de .; SANTOS, G. D. dos . O jogo na escola: as contribuições das atividades lúdicas intencionais no processo de aprendizagem infantil. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 43–60, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/734. Acesso em: 9 nov. 2024.