O jogo na escola

as contribuições das atividades lúdicas intencionais no processo de aprendizagem infantil

Autores

  • Bruna Helen Silva de França UEPB
  • Gillyane Dantas dos Santos UEPB

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, Jogo, Aprendizagem infantil

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a importância da utilização dos jogos no processo escolar da criança como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o jogo educativo é revelado como uma ação pedagógica que possibilita a vivência lúdica, desperta o interesse e o prazer em aprender, oportunizando à criança a construção de novos conhecimentos a partir do que lhes é interessante. Para refletir sobre a criança, o brincar e suas possibilidades no ambiente escolar, o estudo apresenta-se como uma pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fonte de análise os documentos oficiais e publicações parlamentares, além das produções publicadas por Kishimoto (2017), Luckesi (2014, 2022), Vygotsky (1998), entre outros. Através da análise dos documentos e do aporte teórico podemos perceber que as situações de aprendizagem são organizadas de acordo com a concepção de infância e criança que se tem, partindo dessa premissa é que o professor determina como será estabelecida a organização, o uso do espaço e tempo para promover a sua ação pedagógica em sala de aula. O planejamento reflete o compromisso que se tem com a profissão, o respeito às singularidades, o conhecimento, a formação e os valores que o professor tem. Dessa maneira, ao reconhecer a criança como protagonista da construção do conhecimento e trazer o caráter lúdico para a sala de aula, damos às crianças a liberdade de serem elas mesmas, de aprender brincando por meio das interações com seus pares.

Biografia do Autor

Bruna Helen Silva de França, UEPB

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Gillyane Dantas dos Santos, UEPB

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação (DE/CH/CAMPUS III) Curso de Pedagogia da UEPB.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

FRANÇA, B. H. S. de .; SANTOS, G. D. dos . O jogo na escola: as contribuições das atividades lúdicas intencionais no processo de aprendizagem infantil. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 43–60, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/734. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos