Fanfic, depoimento e testemunho: uma relação intertextual através do Programa de Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica. Regência. Gêneros textuais. Leitores. Escritores.Resumo
Este relato de experiência busca descrever uma das etapas realizada através do Programa de Residência Pedagógica pelo subprojeto Leitura e Produção Textual Oral e Escrita numa perspectiva de Multiletramentos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Observar, planejar e intervir são as principais propostas tidas pela Residência Pedagógica, com o enfoque na Língua Portuguesa. Desta forma, no formato de sequência didática, a regência com os gêneros textuais fanfic, depoimento e testemunho foi desenvolvida na turma do 7° ano do Ensino Fundamental na Escola Governador Barbosa Lima, situada no bairro das Graças, Recife-PE. Teve como embasamento teórico a Linguística Textual, Marcuschi (2003), e a Sociolinguística, Reis e Magalhães (2013), uma vez que o ensino de Língua Portuguesa deve adquirir
um caráter inovador, no que tange à relação entre sociedade e docência. Portanto, o objetivo principal da regência em questão foi, através dos gêneros textuais, contribuir para a formação de leitores e escritores, ainda na educação básica. A atividade desenvolvida evidenciou, enquanto resultado, uma enorme adesão aos gêneros textuais e na formação de novos leitores e escritores, permitindo que os alunos da escola parceira comecem a agir e pensar criticamente, no que diz respeito à linguagem e à sociedade. Dentre as conclusões, enquanto residentes, pudemos repensar a prática docente e a teoria estudada, de maneira integrada e contextualizada às práticas linguísticas dos discentes.