Fanfic, depoimento e testemunho: uma relação intertextual através do Programa de Residência Pedagógica

Autores/as

  • Henrique do Nascimento Gonçalves FAFIRE
  • Maryana Tayna Alencastro Correia FAFIRE
  • Rayane Cilene Souza Silva FAFIRE
  • Thatiana Alexandre Pereira FAFIRE
  • André Renato Mello Menezes UNINABUCO
  • Nelma Menezes Soares de Azevedo FAFIRE

Palabras clave:

Programa de Residência Pedagógica. Regência. Gêneros textuais. Leitores. Escritores.

Resumen

Este relato de experiência busca descrever uma das etapas realizada através do Programa de Residência Pedagógica pelo subprojeto Leitura e Produção Textual Oral e Escrita numa perspectiva de Multiletramentos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Observar, planejar e intervir são as principais propostas tidas pela Residência Pedagógica, com o enfoque na Língua Portuguesa. Desta forma, no formato de sequência didática, a regência com os gêneros textuais fanfic, depoimento e testemunho foi desenvolvida na turma do 7° ano do Ensino Fundamental na Escola Governador Barbosa Lima, situada no bairro das Graças, Recife-PE. Teve como embasamento teórico a Linguística Textual, Marcuschi (2003), e a Sociolinguística, Reis e Magalhães (2013), uma vez que o ensino de Língua Portuguesa deve adquirir
um caráter inovador, no que tange à relação entre sociedade e docência. Portanto, o objetivo principal da regência em questão foi, através dos gêneros textuais, contribuir para a formação de leitores e escritores, ainda na educação básica. A atividade desenvolvida evidenciou, enquanto resultado, uma enorme adesão aos gêneros textuais e na formação de novos leitores e escritores, permitindo que os alunos da escola parceira comecem a agir e pensar criticamente, no que diz respeito à linguagem e à sociedade. Dentre as conclusões, enquanto residentes, pudemos repensar a prática docente e a teoria estudada, de maneira integrada e contextualizada às práticas linguísticas dos discentes.

Biografía del autor/a

Henrique do Nascimento Gonçalves, FAFIRE

Graduando do Curso de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife–FAFIRE–PE | bolsista CAPES.

Maryana Tayna Alencastro Correia, FAFIRE

Graduanda do Curso de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife–FAFIRE–PE | bolsista CAPES.

Rayane Cilene Souza Silva , FAFIRE

Graduanda do Curso de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife–FAFIRE–PE | bolsista CAPES.

Thatiana Alexandre Pereira, FAFIRE

Graduanda do Curso de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife–FAFIRE–PE | bolsista CAPES.

André Renato Mello Menezes, UNINABUCO

Preceptor dos Residentes e pós-graduado em Gestão Educacional pela UNINABUCO

Nelma Menezes Soares de Azevedo, FAFIRE

Professora orientadora: Mestre em Educação, Culturas e Identidades - UFRPE.

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

DO NASCIMENTO GONÇALVES, H.; ALENCASTRO CORREIA, M. T.; SOUZA SILVA , R. C. .; ALEXANDRE PEREIRA, T. .; MELLO MENEZES, A. R. .; MENEZES SOARES DE AZEVEDO, N. Fanfic, depoimento e testemunho: uma relação intertextual através do Programa de Residência Pedagógica. Revista Lumen, Recife, v. 31, n. 2, p. 126–137, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/102. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos