Recife de dentro pra fora: uma análise intersemiótica do rio Capibaribe na literatura e no cinema

Autores

  • Helber Souza FAFIRE
  • Nelma Azevêdo FAFIRE

Palavras-chave:

Intersemiose. Tradução. Cinema. Literatura. Recife.

Resumo

Este artigo procura investigar como se dão as relações intersemióticas que contribuem para a adaptação cinematográfica do poema O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto, para o filme Recife de dentro pra fora, de Katia Mesel. Desse modo, foi feita uma análise bibliográfica qualitativa, respaldada nas teorias de Jakobson (1995), Peirce (2010), Plaza (2010) entre outros. Tendo em vista as imagens obtidas durante a produção do filme documentário, por Katia Mesel, foram apurados os processos de tradução ratificados por Julio Plaza.

Biografia do Autor

Helber Souza, FAFIRE

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras-Português/Inglês | FAFIRE.

Nelma Azevêdo, FAFIRE

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE | professora da FAFIRE.

Arquivos adicionais

Publicado

15-09-2022

Como Citar

SOUZA, H. M. B. de M. .; AZEVÊDO, N. M. S. de . Recife de dentro pra fora: uma análise intersemiótica do rio Capibaribe na literatura e no cinema. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 2, p. 73–89, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/18. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos