Recife de dentro pra fora: uma análise intersemiótica do rio Capibaribe na literatura e no cinema

Autores/as

  • Helber Mariano Barcelos de Melo SOUZA FAFIRE
  • Nelma Menezes Soares de AZEVÊDO FAFIRE

Palabras clave:

Intersemiose. Tradução. Cinema. Literatura. Recife.

Resumen

Este artigo procura investigar como se dão as relações intersemióticas que contribuem para a adaptação cinematográfica do poema O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto, para o filme Recife de dentro pra fora, de Katia Mesel. Desse modo, foi feita uma análise bibliográfica qualitativa, respaldada nas teorias de Jakobson (1995), Peirce (2010), Plaza (2010) entre outros. Tendo em vista as imagens obtidas durante a produção do filme documentário, por Katia Mesel, foram apurados os processos de tradução ratificados por Julio Plaza.

Biografía del autor/a

Helber Mariano Barcelos de Melo SOUZA, FAFIRE

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras-Português/Inglês | FAFIRE.

Nelma Menezes Soares de AZEVÊDO, FAFIRE

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE | professora da FAFIRE.

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Publicado

2022-09-15

Cómo citar

SOUZA, H. M. B. de M. .; AZEVÊDO, N. M. S. de . Recife de dentro pra fora: uma análise intersemiótica do rio Capibaribe na literatura e no cinema. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 2, p. 73–89, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/18. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos