A andragogia nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em docência do ensino superior no estado de Pernambuco

Autores

  • André de Almeida Bezerra Barbosa FAFIRE
  • Gustavo Henrique Costa Souza UFPE

Palavras-chave:

Andragogia, Grade curricular, Docência do ensino superior

Resumo

Nas últimas décadas, o ingresso de alunos no ensino superior tem sido bastante acentuado, e acompanhando este fenômeno houve também um aumento no número de instituições. Nos cursos ofertados dentro da rede de ensino superior, os conceitos pedagógicos são comumente utilizados, mas a andragogia - ciência voltada para a educação do adulto - é ferramenta importante que pode ser utilizada para adequar o conteúdo e a forma da aula no intuito de haver uma maior identificação do aluno com a matéria estudada, facilitando a construção do conhecimento. A presente pesquisa buscou revelar se e como a disciplina de Andragogia está situada nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em Docência do Ensino Superior no estado de Pernambuco, visto que estes cursos buscam preparar profissionais que irão lidar com alunos que estão na fase adulta ou bem próximos a ela. Para isto, a metodologia definida foi a aplicação de questionário com os coordenadores das vinte e três instituições que oferecem este curso no estado. Os dados obtidos mostraram que a andragogia é utilizada dentro dos cursos, mas em apenas uma pequena fatia das instituições ela aparece como disciplina inserida na grade curricular.

Biografia do Autor

André de Almeida Bezerra Barbosa, FAFIRE

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Gustavo Henrique Costa Souza, UFPE

Graduado em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria Fiscal e Perícia Contábil e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE 

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

BARBOSA, A. de A. B. .; SOUZA, G. H. C. . A andragogia nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em docência do ensino superior no estado de Pernambuco. Revista Lumen, Recife, v. 27, n. 1, p. 11–21, 2018. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/534. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos