A andragogia nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em docência do ensino superior no estado de Pernambuco

Autores/as

  • André de Almeida Bezerra Barbosa FAFIRE
  • Gustavo Henrique Costa Souza UFPE

Palabras clave:

Andragogia, Grade curricular, Docência do ensino superior

Resumen

Nas últimas décadas, o ingresso de alunos no ensino superior tem sido bastante acentuado, e acompanhando este fenômeno houve também um aumento no número de instituições. Nos cursos ofertados dentro da rede de ensino superior, os conceitos pedagógicos são comumente utilizados, mas a andragogia - ciência voltada para a educação do adulto - é ferramenta importante que pode ser utilizada para adequar o conteúdo e a forma da aula no intuito de haver uma maior identificação do aluno com a matéria estudada, facilitando a construção do conhecimento. A presente pesquisa buscou revelar se e como a disciplina de Andragogia está situada nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em Docência do Ensino Superior no estado de Pernambuco, visto que estes cursos buscam preparar profissionais que irão lidar com alunos que estão na fase adulta ou bem próximos a ela. Para isto, a metodologia definida foi a aplicação de questionário com os coordenadores das vinte e três instituições que oferecem este curso no estado. Os dados obtidos mostraram que a andragogia é utilizada dentro dos cursos, mas em apenas uma pequena fatia das instituições ela aparece como disciplina inserida na grade curricular.

Biografía del autor/a

André de Almeida Bezerra Barbosa, FAFIRE

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Gustavo Henrique Costa Souza, UFPE

Graduado em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria Fiscal e Perícia Contábil e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE 

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

BARBOSA, A. de A. B. .; SOUZA, G. H. C. . A andragogia nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em docência do ensino superior no estado de Pernambuco. Revista Lumen, Recife, v. 27, n. 1, p. 11–21, 2018. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/534. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos