A andragogia nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em docência do ensino superior no estado de Pernambuco
Keywords:
Andragogia, Grade curricular, Docência do ensino superiorAbstract
Nas últimas décadas, o ingresso de alunos no ensino superior tem sido bastante acentuado, e acompanhando este fenômeno houve também um aumento no número de instituições. Nos cursos ofertados dentro da rede de ensino superior, os conceitos pedagógicos são comumente utilizados, mas a andragogia - ciência voltada para a educação do adulto - é ferramenta importante que pode ser utilizada para adequar o conteúdo e a forma da aula no intuito de haver uma maior identificação do aluno com a matéria estudada, facilitando a construção do conhecimento. A presente pesquisa buscou revelar se e como a disciplina de Andragogia está situada nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação em Docência do Ensino Superior no estado de Pernambuco, visto que estes cursos buscam preparar profissionais que irão lidar com alunos que estão na fase adulta ou bem próximos a ela. Para isto, a metodologia definida foi a aplicação de questionário com os coordenadores das vinte e três instituições que oferecem este curso no estado. Os dados obtidos mostraram que a andragogia é utilizada dentro dos cursos, mas em apenas uma pequena fatia das instituições ela aparece como disciplina inserida na grade curricular.