A influência da publicidade infantil na construção da erotização precoce
uma análise linguística
Palavras-chave:
Linguagem publicitária, Publicidade infantil, Erotização precoceResumo
A língua é o meio utilizado para se comunicar, havendo diversos ramos da linguística que a estudam, como o gerativismo de Chomsky, o qual compreende que os seres humanos possuem uma capacidade inata de comunicação denominada faculdade da linguagem. Ademais, é a partir da linguagem que argumentamos com o outro, induzindo nossos pensamentos, utilizando a linguagem verbal, não verbal e mista. A publicidade usa a função apelativa para incitar no consumidor a vontade de adquirir o produto anunciado, recorrendo a diversos elementos que chamam a atenção de seu público. Dessa forma, cabe à publicidade infantil utilizar recursos que alcancem as crianças sem prejudicar seu desenvolvimento, visto seu senso crítico ainda estar em formação. Todavia, tem sido observada na publicidade destinada a esse público uma tendência à erotização precoce, isto é, o estímulo de produtos e comportamentos inadequados para os menores de doze anos. Assim, o objetivo desta pesquisa é destacar a influência da linguagem midiática e seu discurso erótico contido na publicidade infantil. Nessa perspectiva, a partir de estudos linguísticos e semânticos, notadamente os de Aguiar (2004), Camargo (2002), Castro (2013), Fernandes (2008), dentre outros, além de estudos voltados para a erotização na publicidade, como os de Camargo e Hoff (2002), e Santos (2009), propagandas das empresas Lilica PUC, Couro Fino e Lilica Ripilica foram analisadas, com resultados que denotam a utilização, de forma inapropriada, do corpo infantil para a propagação de suas ideias e venda de seus produtos, contribuindo para uma erotização precoce.