A influência da publicidade infantil na construção da erotização precoce

uma análise linguística

Autores/as

  • Ariadne Mégara Aurino de Souza FAFIRE
  • Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira FAFIRE

Palabras clave:

Linguagem publicitária, Publicidade infantil, Erotização precoce

Resumen

A língua é o meio utilizado para se comunicar, havendo diversos ramos da linguística que a estudam, como o gerativismo de Chomsky, o qual compreende que os seres humanos possuem uma capacidade inata de comunicação denominada faculdade da linguagem. Ademais, é a partir da linguagem que argumentamos com o outro, induzindo nossos pensamentos, utilizando a linguagem verbal, não verbal e mista. A publicidade usa a função apelativa para incitar no consumidor a vontade de adquirir o produto anunciado, recorrendo a diversos elementos que chamam a atenção de seu público. Dessa forma, cabe à publicidade infantil utilizar recursos que alcancem as crianças sem prejudicar seu desenvolvimento, visto seu senso crítico ainda estar em formação. Todavia, tem sido observada na publicidade destinada a esse público uma tendência à erotização precoce, isto é, o estímulo de produtos e comportamentos inadequados para os menores de doze anos. Assim, o objetivo desta pesquisa é destacar a influência da linguagem midiática e seu discurso erótico contido na publicidade infantil. Nessa perspectiva, a partir de estudos linguísticos e semânticos, notadamente os de Aguiar (2004), Camargo (2002), Castro (2013), Fernandes (2008), dentre outros, além de estudos voltados para a erotização na publicidade, como os de Camargo e Hoff (2002), e Santos (2009), propagandas das empresas Lilica PUC, Couro Fino e Lilica Ripilica foram analisadas, com resultados que denotam a utilização, de forma inapropriada, do corpo infantil para a propagação de suas ideias e venda de seus produtos, contribuindo para uma erotização precoce.

Biografía del autor/a

Ariadne Mégara Aurino de Souza, FAFIRE

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE

Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira, FAFIRE

Mestra em linguística pela UFPE e professora de Linguística da FAFIRE 

Publicado

2019-12-01

Cómo citar

SOUZA, A. M. A. de .; RIBEIRO DE OLIVEIRA, M. L. . A influência da publicidade infantil na construção da erotização precoce: uma análise linguística. Revista Lumen, Recife, v. 28, n. 2, p. 113–126, 2019. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/571. Acesso em: 5 feb. 2025.