A influência da publicidade infantil na construção da erotização precoce

uma análise linguística

Authors

  • Ariadne Mégara Aurino de Souza FAFIRE
  • Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira FAFIRE

Keywords:

Linguagem publicitária, Publicidade infantil, Erotização precoce

Abstract

A língua é o meio utilizado para se comunicar, havendo diversos ramos da linguística que a estudam, como o gerativismo de Chomsky, o qual compreende que os seres humanos possuem uma capacidade inata de comunicação denominada faculdade da linguagem. Ademais, é a partir da linguagem que argumentamos com o outro, induzindo nossos pensamentos, utilizando a linguagem verbal, não verbal e mista. A publicidade usa a função apelativa para incitar no consumidor a vontade de adquirir o produto anunciado, recorrendo a diversos elementos que chamam a atenção de seu público. Dessa forma, cabe à publicidade infantil utilizar recursos que alcancem as crianças sem prejudicar seu desenvolvimento, visto seu senso crítico ainda estar em formação. Todavia, tem sido observada na publicidade destinada a esse público uma tendência à erotização precoce, isto é, o estímulo de produtos e comportamentos inadequados para os menores de doze anos. Assim, o objetivo desta pesquisa é destacar a influência da linguagem midiática e seu discurso erótico contido na publicidade infantil. Nessa perspectiva, a partir de estudos linguísticos e semânticos, notadamente os de Aguiar (2004), Camargo (2002), Castro (2013), Fernandes (2008), dentre outros, além de estudos voltados para a erotização na publicidade, como os de Camargo e Hoff (2002), e Santos (2009), propagandas das empresas Lilica PUC, Couro Fino e Lilica Ripilica foram analisadas, com resultados que denotam a utilização, de forma inapropriada, do corpo infantil para a propagação de suas ideias e venda de seus produtos, contribuindo para uma erotização precoce.

Author Biographies

Ariadne Mégara Aurino de Souza, FAFIRE

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE

Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira, FAFIRE

Mestra em linguística pela UFPE e professora de Linguística da FAFIRE 

Published

2019-12-01

How to Cite

SOUZA, A. M. A. de .; RIBEIRO DE OLIVEIRA, M. L. . A influência da publicidade infantil na construção da erotização precoce: uma análise linguística. Revista Lumen, Recife, v. 28, n. 2, p. 113–126, 2019. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/571. Acesso em: 5 feb. 2025.