Os usos de obras complementares

o que dizem professoras(es) alfabetizadoras(es)?

Autores

  • Estephane Priscilla dos Santos MENDES UFPE-CAA
  • Alexsandro da SILVA UFPE-CAA

Palavras-chave:

Acervos complementares, Formação continuada, Alfabetização, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os usos que professores alfabetizadores fazem do acervo de obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático em suas salas de aula. Interessava-nos, de modo mais específico, analisar como essas obras eram utilizadas para o ensino do sistema de escrita alfabética e como suporte para a elaboração de sequências didáticas interdisciplinares. Para a realização desta pesquisa, entrevistamos um conjunto de 6 professores do ciclo de alfabetização. Para análise dos dados obtidos, optamos pela análise de conteúdo, do tipo temática categorial. Ao analisarmos as entrevistas, pudemos perceber aspectos importantes quanto à utilização dos Acervos Complementares pelos docentes participantes da pesquisa: o uso das obras como complementação para o planejamento didático e para elaboração de sequências didáticas interdisciplinares, além do incentivo à leitura através do empréstimo dos livros. No entanto, também percebemos uma escassez de uso desse material para o ensino do sistema de escrita alfabética.

Biografia do Autor

Estephane Priscilla dos Santos MENDES, UFPE-CAA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Alexsandro da SILVA, UFPE-CAA

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

MENDES, E. P. dos S. .; SILVA, A. da. Os usos de obras complementares: o que dizem professoras(es) alfabetizadoras(es)?. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 1, p. 57–71, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/643. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos