Os usos de obras complementares
o que dizem professoras(es) alfabetizadoras(es)?
Palavras-chave:
Acervos complementares, Formação continuada, Alfabetização, Ensino e aprendizagemResumo
Este estudo teve como objetivo investigar os usos que professores alfabetizadores fazem do acervo de obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático em suas salas de aula. Interessava-nos, de modo mais específico, analisar como essas obras eram utilizadas para o ensino do sistema de escrita alfabética e como suporte para a elaboração de sequências didáticas interdisciplinares. Para a realização desta pesquisa, entrevistamos um conjunto de 6 professores do ciclo de alfabetização. Para análise dos dados obtidos, optamos pela análise de conteúdo, do tipo temática categorial. Ao analisarmos as entrevistas, pudemos perceber aspectos importantes quanto à utilização dos Acervos Complementares pelos docentes participantes da pesquisa: o uso das obras como complementação para o planejamento didático e para elaboração de sequências didáticas interdisciplinares, além do incentivo à leitura através do empréstimo dos livros. No entanto, também percebemos uma escassez de uso desse material para o ensino do sistema de escrita alfabética.