Use of readers:

what do literacy teachers say?

Authors

  • Estephane Priscilla dos Santos MENDES UFPE-CAA
  • Alexsandro da SILVA UFPE-CAA

Keywords:

Acervos complementares, Formação continuada, Alfabetização, Ensino e aprendizagem

Abstract

Este estudo teve como objetivo investigar os usos que professores alfabetizadores fazem do acervo de obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático em suas salas de aula. Interessava-nos, de modo mais específico, analisar como essas obras eram utilizadas para o ensino do sistema de escrita alfabética e como suporte para a elaboração de sequências didáticas interdisciplinares. Para a realização desta pesquisa, entrevistamos um conjunto de 6 professores do ciclo de alfabetização. Para análise dos dados obtidos, optamos pela análise de conteúdo, do tipo temática categorial. Ao analisarmos as entrevistas, pudemos perceber aspectos importantes quanto à utilização dos Acervos Complementares pelos docentes participantes da pesquisa: o uso das obras como complementação para o planejamento didático e para elaboração de sequências didáticas interdisciplinares, além do incentivo à leitura através do empréstimo dos livros. No entanto, também percebemos uma escassez de uso desse material para o ensino do sistema de escrita alfabética.

Author Biographies

Estephane Priscilla dos Santos MENDES, UFPE-CAA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Alexsandro da SILVA, UFPE-CAA

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Published

2015-06-30

How to Cite

MENDES, E. P. dos S. .; SILVA, A. da. Use of readers:: what do literacy teachers say?. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 1, p. 57–71, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/643. Acesso em: 5 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos